Os malefícios do Facebook


É um dos sintomas mais perigosos do Facebook: o FarmVille. Uma reportagem no Jornal da Noite da SIC de hoje, domingo, informa-nos que todas as semanas, quatro milhões de pessoas aderem a esta «horta» virtual. Há muito que reflicto sobre os malefícios do FB. Há muito que penso em acabar com a minha página nesta rede social. A partir do momento em que uma rede social se torna num «fait divers» e não num debate social, para mim pouco mais resta. Hoje, o FB tornou-se num entrave à produtividade, não é mais que um lugar banal onde não devia interessar as vidas privadas mas sim o pensar sobre o mal público. Onde os jogos e a distracção são mais imperativas que outros valores simbólicos. Em suma, uma tristeza.

P.S. - O FarmVille obriga as pessoas a pararem o trabalho, o jantar, o estar com os filhos para tratar da alegada «horta». Gente urbana, que é anti-provinciana, passa horas num lazer que, mesmo respeitando-o, me faz muita confusão. Triste sociedade esta que caiu nas garras de tudo e nada.

Comentários

Gelo disse…
não critiques o facebook... critica as mães que param o jantar para apanhar os morangos...
Ana Clara disse…
Há coisas que não entendo... Critico o FB sim bem como a forma como os utilizadores o usam...mas isso dava para um grande debate...
Gelo disse…
critica-se a tentação pela disponibilidade ou o pecador pelo acto?

O facebook não tem culpa que as pessoas prefiram jogar a trabalhar. Se não fosse o facebook poderia ser outra coisa qualquer... o facebook apenas foi o precursor da interligação social.

Eu próprio joguei farmville e mafia wars durante alguns meses, até que me apercebi que me roubava demasiado tempo e parei.

É uma questão de auto-controlo, de motivação (ou desmotivação) e auto-controlo.
Ana Clara disse…
Mas ter poder de auto-controlo é coisa que nem todos têm a inteligência de ter! Infelizmente, há coisas que existem à custa do progresso! É assim. Sempre o foi e sempre será.

Mensagens populares